Skip to main content
Manoel dos Santos e Carol Furriela vencem
25º Troféu Brasil de Triathlon

Manoel dos Santos e Carol Furriela vencem

enviado por Redação - Diário de Esportes
Manoel dos Santos e Carol Furriela vencem

Prova de abertura da temporada foi disputada neste domingo. Fernanda Keller, Jornal A Tribuna e Cidade de Santos foram homenageados

A nova geração brilhou na etapa de abertura do 25º Troféu Brasil de Triathlon, realizada na manhã deste domingo, 22 de março, em Santos, litoral paulista. O jovem Manoel Messias dos Santos Jr., de 18 anos, e Carolina Furriela, de 25, venceram a prova e colocaram seus nomes na história do principal circuito de triatlo da América Latina. Manoel foi a grande surpresa do dia ao superar favoritos como os campeões Marcus Fernandes (2014) e Henrique Siqueira (2013), completando o percurso de 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida com o tempo de 1h46min13seg. Já a santista Carol marcou o tempo de 2h06min49seg, com quase três minutos de vantagem para a segunda colocada, Fernanda Garcia.

A segunda etapa será no dia 26 de abril, na USP, em São Paulo. Ao todo, serão seis provas, sendo quatro em Santos e duas na Capital Paulista. A programação está assim: 1ª etapa (peso 1,5), em 22/03, em São Paulo/USP; Santos; 2ª etapa (peso 1,0), em 26/04, em São Paulo; 3ª etapa (peso 1,5), em 28/06, em São Paulo/USP; 4ª etapa (peso 1,0), em 20/09, em Santos; 5ª etapa (peso 1,0), em 25/10, em Santos; e 6ª etapa (peso 2,0), em 13/12, em Santos.

A edição especial de 25 anos do Troféu Brasil de Triathlon começou do melhor jeito possível. Responsável pelo surgimento de vários destaques nacionais,o evento ratificou isso neste domingo, com a vitória de Manoel Messias dos Santos Jr., jovem atleta da equipe do Sesi-SP. Aos 18 anos, ele já é destaque na categoria Júnior, com uma série de conquistas nacionais e internacionais e, agora, venceu a principal prova do país. “Estou muito feliz. Sempre acompanhei esta prova e queria vencer, ainda mais tendo grandes adversários”, afirmou o vencedor, que no currículo tem os títulos de bicampeão sul-americano e campeão pan-americano Junior.

Segundo o atleta, a vitória aconteceu graças à boa estratégia. “Sabia que não poderia deixar os mais experientes abrirem no ciclismo. Tentei isso, mas conseguiu mesmo me recuperar na corrida, quando pude tirar a vantagem e vencer com uma boa margem. Este resultado é muito importante, pois mostra que estamos no caminho certo e em condições de brigar pelos primeiros lugares”, finalizou.

No feminino, Carolina Furriela venceu bem. Mesmo decidindo competir na última hora, ela mostrou que está em grande forma, liderando em todas as modalidades. “Não estava nos planos competir aqui, pois daqui duas semanas estarei no Ironman 70.3 Brasília. Mas não dá para começar o ano sem participar do Troféu Brasil, na minha cidade e perto da minha família. Foi, na verdade, um ótimo treino e ainda ganhei. Tudo perfeito”, ressaltou a triatleta.

A segunda colocação ficou com outra santista, Fernanda Garcia, com 2h09min44seg, enquanto a campineira Vanessa Gianinni, campeã do Troféu em 2011, terminou no terceiro posto, 2h10min27seg.

Homenagens

Em seu Jubileu de Prata, o Troféu Brasil de Triathlon reservou uma série e homenagens a pessoas e parceiros que contribuíram para o crescimento e fortalecimento do evento ao longo destes 25 anos. Núbio de Almeida, diretor-geral do evento, aproveitou a primeira etapa para homenagear a triatleta Fernanda Keller, seis vezes campeã do evento e um dos principais nomes do triatlo nacional, o Jornal a Tribuna de Santos, parceira desde a primeira edição, e o Município de Santos, que tão bem recebe o evento desde 1990.

“Estou honrada por ter feito parte deste evento. Por ajudar a disseminar um esporte que era novo e tinha muito a crescer. Parabéns a todos por estes 25 anos do Troféu Brasil, uma competição importante e que tem sido fundamental neste processo de desenvolvimento do esporte”, destacou Fernanda Keller.

Resultados da 1ª etapa:

Profissional

Masculino
1) Manoel Messias dos Santos Jr. (SP), 1h46min13seg
2) Edivânio Monteiro, 1h47min14seg
3) Henrique Siqueira (DF), 1h47min35seg
4) Fernando Toldi (SP), 1h48min56seg
5) Marcus Fernandes (SP), 1h49min29seg
6) Antonio Manssur Filho (SP), 1h50min11seg
7) Iuri Vinuto Josino (SP), 1h50min26seg
8) Kauê Cardoso (SP), 1h50min56seg
9)Almir Martins (SP), 1h51min16seg
10) Filipe Cirelli (SP), 1h52min24seg

Feminino
1) Carolina Furriela (SP), 2h06min49seg
2) Fernanda Garcia (SP), 2h09min44seg
3) Vanessa Gianinni (SP), 2h10min07seg
4) Bruna Mahn (SP), 2h14min30seg
5) Alexandra Figueiredo (SP), 2h22min00seg

O 25º Troféu Brasil de Triathlon é uma realização da NA Sports. O co-patrocínio de Gatorade, Speedo, Porto Seguro Cartões, Santa Constância; apoio da Pref. Mun. De Santos, SEMES, CET/Santos, Hospital São Lucas, Sabesp, Colégio São José, Montevérgine e Sistema A Tribuna de Comunicação, com colaboração da 17ºGB Mar, Capitânia dos Portos, SPU, Policia Militar, Guarda Municipal, 3 Zone/Revista Eletrônica, Funf e Revista Trisport.

Mais informações no site www.trofeubrasil.com.br

Publicidade

Opiniões